SECÇÕES

Realismo
Impressionismo
Divisionismo
Fauvismo
Cubismo (5)
Dadaísmo (1)
Expressionismo
Art Brut
Expressionismo Abstracto
Pop Art
Minimalismo
Arte Cinética (1)
Foto-Realismo
Arte Conceptual
Graffiti



Yaacov Agam


Yaacov Agam


Yaacov Agam


Victor Vasarely


Yaacov Agam


Victor Vasarely


Larry Poons

 

op art

 

     Tem antecedentes distantes no neo-impressionismo e no futurismo e mais próximos em Josef Albers, que defendia para a arte "menos expressão e mais visualização". A op art (optical art/arte ótica), apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Um crítico referiu-se assim à op art: "Now-you-see-it-now-you-don't".

     O termo "obra aberta" foi igualmente aplicável à op art por Vinca Mazini, significando "uma arte suscetível de mutações de seus elementos com possibilidade de configurações diversas, limitadas pelas modificações recíprocas dos elementos e do espectador". Dois grupos de Munique, o Effekt (Walter Zehringer, Dieter Hacker, Karl Reinharz e Helge Simmerock) e o Nota (Van Graevenitz, Gottard Muller e Zehringer), integram a op art, cuja primeira exposição abrangente é realizada em 1961 no Stedelijk Museum, de Amsterdã, com o título Bewogen Beweging (Movimento Agitado). Porém, o mais completo panorama da op art e da arte cinética teve lugar em Paris, em 1967, com a mostra Luz e Movimento, organizada por Frank Popper.

     Pode-se falar igualmente de Arte Programada, título de uma exposição organizada por Bruno Munari em 1962, em Milão, ou de uma Arte Combinatória, como explica Moles: "De um lado temos um número restrito de elementos formais demoradamente pesquisados e por isso mesmo simples e de fácil percepção. De outro lado, a maneira de estruturá-los. Ou seja, a combinação de elementos deverá resultar em uma estrutura na qual se reconheçam, ao mesmo tempo, cada elemento e sua relação". Artistas mais destacados: Victor Vasarely, Yaacov Agam, Kuwayama Tadasky, François Morellet, Bridget Riley e Richard Joseph Anuszkiewicz. No Brasil: Ivan Serpa, Lothar Charoux e Israel Pedrosa.

TOPO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contacto
Mapa do Site
Links
Formulário



Bridget Riley


Bridget Riley


Bridget Riley


Bridget Riley


Bridget Riley


Bridget Riley


Victor Vasarely


Victor Vasarely


Victor Vasarely