SECÇÕES

Realismo
Impressionismo
Divisionismo
Fauvismo
Cubismo (5)
Dadaísmo (1)
Expressionismo
Art Brut
Expressionismo Abstracto
Pop Art
Minimalismo
Arte Cinética (1)
Foto-Realismo
Arte Conceptual
Graffiti



Chuck Close


Chuck Close


Chuck Close


Chuck Close

 

 


 

 

 

 

foto-realismo


     O retorno da arte ao realismo tem início na metade da década de 1960. Firmando-se na Europa e nos Estados Unidos entre 1969 e 1972, o realismo seria uma tendência permanente em alguns países, renovando-se em contacto com outros conceitos de arte.

     A onda realista recupera o realismo socialista e os realismos euro-norte-americanos das duas décadas que antecederam a II Guerra Mundial, e realismos passados, como os de Vermeer e Courbet.

     No catálogo da mostra Realismo Relativista, Jean Leering enumera uma dúzia de realismos, mas Udo Kulterman, autor do primeiro livro sobre a nova tendência, diz que o realismo actual somente é possível em sociedades como a norte-americana ou em centros urbanos modernos, sublinhando o papel determinante jogado pela fotografia. Esta é, de fato, o seu subsolo.

     "O verdadeiro tema do hiper-realismo", diz Pierre Schneider, "não é a vida, mas a fotografia que fuzila a vida em pleno voo. Entre a pintura e o mundo, a câmara interpõe seu olho inumano e glacial. "

     O hiper-realismo retira o frémito de vida: o movimento na escultura, a profundidade na pintura. As esculturas lembram figuras de museu de cera, com seu olhar gelado e fantasmático, e animais empalhados. Paralisia do olhar. O efeito de uma tela hiper-realista é o de uma "familiaridade desviada", pois "em um mesmo movimento, o objecto se oferece na maior familiaridade e em sua estranheza mais desconcertante, em seu imediatismo e em seu distanciamento". Artistas mais destacados: Richard Estes, Ralph Goimgs, Bechtle, Pearlstein, Lowell Nesbit, Duane Hansom, Chuck Close, De Andrea, Stampfli, Gnoli, Aillaud, Schloser e Gafgen. No Brasil: Glauco Rodrigues, Gregório Gruber e Armando Sendin.  

TOPO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contacto
Mapa do Site
Links
Formulário



Richard Estes


Richard Estes


Richard Estes


Richard Estes


Chuck Close


Chuck Close


Chuck Close


Chuck Close