SECÇÕES

Realismo
Impressionismo
Divisionismo
Fauvismo
Cubismo (5)
Dadaísmo (1)
Expressionismo
Art Brut
Expressionismo Abstracto
Pop Art
Minimalismo
Arte Cinética (1)
Foto-Realismo
Arte Conceptual
Graffiti



Frank Stella


Frank Stella


Frank Stella


Frank Stella


Frank Stella


Frank Stella


Frank Stella


Frank Stella


Frank Stella

 

minimalismo


       Um quadro de 1913 do pintor russo Kasimir Malevitch que mostra um quadrado preto sobre um fundo branco serviu como ponto de partida, meio século depois, para o desenvolvimento do minimalismo na arte.

     Movimento das artes visuais e da música que representa o ápice das tendências reducionistas na arte moderna, o minimalismo surgiu em Nova York no fim da década de 1960. Caracteriza-se pela extrema simplicidade de formas e pela abordagem literal e objectiva dos temas.

     As primeiras manifestações dos escultores e pintores minimalistas nasceram de sua insatisfação com a action painting, ramo do expressionismo abstracto que dominou a arte americana de vanguarda durante grande parte da década de 1950.

     Os minimalistas consideravam a action painting, de traço intuitivo e espontâneo, muito personalista e sem substância. Defendiam que a obra de arte não deveria referir-se a outra coisa a não ser a si própria e, em seus trabalhos, evitaram associações extra-visuais.

     Formas geométricas simples e monumentais feitas de fibra de vidro, plástico ou metal caracterizam a escultura minimalista, entre cujos expoentes estão Donald Judd, Carl Andre, Dan Flavin, Tony Smith, Anthony Caro, Sol LeWitt, John McCracken, Craig Kaufman, Robert Duran e Robert Morris.

     Na pintura, que difere de outras abstracções geométricas por rejeitar composições líricas e matemáticas, consideradas meios de expressão pessoal do artista, destacaram-se Jack Youngerman, Ellsworth Kelly, Frank Stella, Kenneth Noland, Al Held e Gene Davis.

     O movimento minimalista estendeu-se à música, e nessa área quase se poderia dizer que teve como um de seus precursores o compositor alemão Carl Orff, em Carmina burana.

     Numa reacção contra a sofisticação intelectual da música moderna, os compositores passaram a adoptar um estilo simples e literal, e dessa forma criaram uma música extremamente acessível. Na obra de La Monte Young e Morton Feldman, por exemplo, o tratamento tradicional da forma e da evolução foi substituído pela exploração do timbre e do ritmo, elementos musicais estranhos aos ouvintes ocidentais.

     Outro grupo de compositores -- Phillip Glass, Steve Reich, Cornelius Cardew e Frederic Rzewski -- foi influenciado pela música da Índia, de Bali e da África ocidental.

TOPO
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Contacto
Mapa do Site
Links
Formulário



Kazimir Malevich


John Mclaughlin


Dan Flavin


Dan Flavin


Dan Flavin


Elsworth kelly


Elsworth kelly


Elsworth kelly


Elsworth kelly


Elsworth kelly


Karl Benjamin


Karl Benjamin


Kenneth Noland


Kenneth Noland